Manter os Cuidados na sua Cozinha Profissional possibilita um melhor desempenho dos seus colaboradores, melhorando a agilidade e qualidade do serviço prestado aos clientes, além de diminuir os riscos de contaminação alimentar.
Ninguém merece trabalhar em uma cozinha suja, ou receber o alimento na mesa em louças mal lavadas. Caso isto ocorra, você corre o risco de perder clientes.
Por isso, acompanhe o artigo! E saiba como você pode garantir que os equipamentos e utensílios da sua cozinha estejam sempre bem cuidados e limpos.
Tarefas de Limpeza em Etapas
Realizar uma limpeza efetiva da sua cozinha requer planejamento e priorização.
Não adianta deixar de lavar os pratos que precisam estar na mesa do cliente para arrumar o freezer.
Assim, divida as tarefas da sua cozinha em: diárias (limpeza de pratos, panelas, chapas, fogão, bancadas, chão etc), semanais (limpeza de armários, dispensa, geladeira, freezer etc), mensais (limpeza do sistema de ventilação, caixa de gelo, caixa de gordura etc).
Portanto, além de realizar uma checagem destes itens, antes e depois da limpeza, certifique-se sobre a eficiência dos utensílios, quais itens devem ser trocados e descartados, ou quais devem ser mudados de lugar para garantir a segurança e agilidade na cozinha.
Limpeza – Material x Produtos
É muito importante realizar a compra de produtos de higienização que garantam a limpeza eficiente dos utensílios e equipamentos. No mercado existem dezenas de produtos de higiene para cozinhas profissionais que podem atender as suas exigências.
Além disso, deve-se ficar atento ao tipo de material de cada equipamento para que não ocorra a limpeza incorreta destes e os prejudiquem.
Utilize desinfetantes e cloro para a higienização da cozinha em lugares específicos, como em bancadas, pias e fogões, porém sempre atenda as exigências da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), pois alguns produtos não podem ser usados nestes ambientes, podendo contaminar os alimentos e, consequentemente, os seus clientes.
Preze pela praticidade optando por equipamentos e utensílios de aço inox, pois são mais fáceis de limpar e correm menos risco de sofrerem corrosão e ferrugem.
Dicas de Limpeza da Cozinha em Geral
Abaixo citamos algumas dicas práticas que são bem-vindas para limpeza e organização da cozinha. Acompanhe!
- Troque regularmente as esponjas, panos de secagem de louça, panos da pia, etc., evitando que ocorra a proliferação de bactérias e fungos
- Não realize a reposição de produtos em potes sem antes lavá-los
- Não deixe produtos de limpeza próximos aos alimentos e utensílios
- Utilize um pano úmido para limpar o chão, evitando que a poeira suba e atinja os alimentos
- Utilize desengordurantes sempre que possível nos utensílios
- Deixe de molho por 15 minutos em água fervente, talheres, pratos, panelas para depois lavá-los em água corrente
- Mantenha a dispensa sempre limpa e organizada, de preferência os alimentos devem estar acondicionados bem longe do chão
- Mantenha geladeiras e freezers sempre em perfeito estado e com a regulagem de temperatura adequada para cada tipo de alimento
- Não coloque sacolas dentro da geladeira para não contaminar os alimentos
- Sempre que for jogar o lixo fora desinfete a lixeira com produtos específicos
- Não utilize utensílios enferrujados que possam contaminar os alimentos
- Lave sempre os liquidificadores, mesmo que seja para preparar o mesmo tipo de alimento
- Sempre arraste os equipamentos e limpe nos cantos e nas bordas
- Realize a limpeza do sistema de exaustão
- Etiquete todos os alimentos com data de vencimento e os mantenha refrigerados
- Utilize tábuas de vidro para cortar alimentos
Funcionários e a limpeza da Cozinha
Os funcionários tem papel fundamental para garantir que a cozinha se mantenha limpa e organizada.
Portanto, é sempre bom delimitar regras e realizar treinamentos para que estes apliquem com rigor as regras de higiene da sua cozinha.
Daremos alguns exemplos abaixo:
- Não é permitido utilizar o celular dentro da cozinha
- Só autorizar a entrada na cozinha de funcionários que estejam trajados com os devidos uniformes e toucas
- Não é permitido manusear alimentos sem antes lavar as mãos
- Pertences dos funcionários devem estar guardados bem longe dos alimentos
- Funcionários não devem utilizar relógios, pulseiras e anéis para evitar a contaminação dos alimentos dentro da cozinha
Você pode criar mais regras específicas no seu estabelecimento, porém apenas estas já serão capazes de fazer uma grande diferença. Assim, fique sempre atento e veja se os seus funcionários andam espertos e aplicando constantemente estas regras.
Assim, agora que você já sabe algumas dicas de como aplicar os Cuidados na sua Cozinha Profissional, em pouco tempo você verá a diferença e terá um ambiente muito mais organizado e limpo, pronto para atender com muita segurança e limpeza a sua clientela.
A Neofood é referência no fornecimento de equipamentos de cozinha. Entre em contato conosco, um de nossos consultores terá o prazer em atendê-lo.
Trackbacks/Pingbacks