Você já ouviu falar em Dark Kitchen? É um novo conceito em Food Service para o compartilhamento de cozinha profissional para entrega de comida por aplicativo.

Nesse artigo, vamos explicar tudo sobre esse conceito que vai revolucionar o mercado de restaurantes no Brasil. A era do online chega para ficar agora também na alimentação.

Que o mundo está cada vez mais “compartilhado” isso não é novidade, já temos aplicativos para carros, bicicletas, casas, mas agora chegou também na área da alimentação, sim, isso mesmo, estamos falando das cozinhas compartilhadas, e isso é relativamente novo para o universo de Food Service, começou em 2018 nos Estados Unidos e já é um sucesso em vários países do mundo.

Diferentes termos para o mesmo conceito

O termo em português é Cozinha Fantasma, justamente pelo motivo que você não encontra o espaço físico, elas só existem no mundo virtual/digital, ou seja, nos aplicativos de entrega.

O consumidor final não tem um endereço físico para ir fazer a refeição, ele nem sabe que não existe um lugar, ele pede pelo aplicativo e recebe no endereço estabelecido e muitos ainda se quer sabem que o alimento foi preparado em uma cozinha compartilhada, isso mesmo, um espaço físico onde existem diversos restaurantes cozinhando e a venda é exclusivamente para delivery.

Você também vai ouvir outros termos como: Ghost Kitchen, Cloud Kitchen, Ghost Restaurant, Restaurante Fantasma, Restaurante Virtual, mas o conceito é o mesmo, um estabelecimento que concentra toda a estrutura da cozinha profissional de um restaurante, mas que é compartilhada por vários restaurantes, de diferentes especialidades, para preparar comida em alta escala para a venda pelo delivery e assim, diminuir os custos operacionais.

É a grande tendência no setor de Food Service e está chamando a atenção de muitos donos de restaurantes ou de empresários que querem iniciar no mercado de comida delivery.

O conceito Dark Kitchen surgiu com a popularização dos aplicativos de entrega e a grande demanda por conveniência por parte dos consumidores, que estão cada dia cozinhando menos.

Mas afinal, o que é esse novo conceito?

Na verdade, é muito simples! É um espaço onde você tem toda a estrutura da cozinha do restaurante, só que em lugares onde o preço do imóvel é mais barato, já que o cliente não vai até você e portanto, não precisa se preocupar com a localização, que faz comida|alimento para entrega.

E é tendência desde que os aplicativos de delivery se tornaram importantes.

E para os donos de restaurantes é muito vantajoso, porque os custos são muito menores do que ter um restaurante tradicional com espaço para o serviço com garçom e, portanto, o custo operacional é menor.

Para a Dark Kitchen é preciso o cozinheiro, a cozinha montada e um contrato com a empresa de aplicativo que fará a entrega do seu produto, simples assim.

Investimento é menor e com a demanda crescente por delivery a Dark Kitchen chegou para ficar no Brasil, sem contar nos custos de logística que também reduz já que as entregas saem de um mesmo lugar.

Em outros países da América Latina esse conceito já é uma realidade e muito usado nos mercados da Argentina, México, Chile, Peru e Colômbia.

Quem está por trás da Dark Kitchen?

No Brasil quem encabeçou esse projeto foi a empresa colombiana Rappi que arrendou espaços e transformou em cozinhas compartilhadas para gerar lucro e reduzir custos em comparação com as estruturas tradicionais de restaurantes.

Em 2019 a empresa já contava com 230 Dark Kitchen e atendem tanto empresas que começam do zero como empresas que já tinham restaurantes físicos e passaram também a trabalhar com esse novo conceito para ampliar os serviços oferecidos aos clientes.

A Uber Eats que também oferece aplicativo de entrega de comida passou a oferecer Dark Kitchen para diversos restaurantes físicos, mas com estratégia diferente, eles oferecem o mesmo espaço, ou seja, a mesma cozinha é compartilhada com até 6 marcas diferentes, garantindo assim uma rentabilidade ainda maior.

Mundo virtual

Toda a comunicação está no mundo digital, a grande aposta das empresas de aplicativos está dirigida para o Instagram que conta com anúncios focados e dirigidos ao público desejado, ganhando grande alcance de pessoas abertas a comprar por delivery e a experimentar novas marcas e produtos.

A construção da marca é toda feita nas plataformas digitais e que também gera um investimento de marketing menor do que as mídias tradicionais.

Dark Kitchen é uma solução rápida e viável

Assim como qualquer restaurante físico, as Dark Kitchen são cozinhas profissionais montadas seguindo todos os critérios definidos pelos órgãos que regulamentam o segmento, como controle sanitário, vigilância técnica, todos os requisitos são cumpridos rigorosamente.

Como os custos operacionais são menores é possível que a redução chegue até o cliente final, com um produto de qualidade a um preço mais acessível.

Conveniência para o cliente

Se pensar que um dos pilares do novo consumidor é a conveniência, esse conceito é realmente perfeito, você vai entregar comodidade, com preço menor e irá garantir a mesma qualidade do alimento de um restaurante tradicional.

A pandemia ajudou muito o crescimento da demanda por comida delivery o que reforça ainda mais o conceito de Dark Kitchen para o nosso país.

Se está pensando em abrir Dark Kitchens para seu restaurante e aumentar a abrangência do seu delivery para outros bairros ou regiões, ou ainda, pensa em investir em uma estrutura de Dark Kitchens para oferecer aos players de Food Service, conte com a NeoFood para planejar de acordo com a sua necessidade, da consultoria à chave na mão!

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